O que é CDI? Como obter rendimentos maiores que o CDI?

12 de novembro de 2020

3 min de leitura

Quando falamos sobre investimentos e rentabilidade é muito comum ver o termo CDI junto a sua rentabilidade. No entanto, ainda há dúvidas sobre o que realmente ele é, o que representa e a sua importância. Assim, a sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, que por sua vez, é um título que regula empréstimos de curtíssimo prazo entre bancos.

O CDI é importante para os investimentos, pois a taxa dessas operações entre bancos serve de base para a rentabilidade de muitos investimentos. Certamente você já deve ter tido a oportunidade de um investimento que rende 100% do CDI. Isso implica que se o CDI fechou o ano em 5%, por exemplo, esse investimento ao final do ano irá ter rendido exatamente os 5%.

Assim, tendo em vista que a rentabilidade dos investimentos está atrelada a percentual do CDI, é importante acompanhar a oscilação desse indexador para calcular os rendimentos dos seus ativos. É importante saber, desde já, que o CDI acompanha de perto a taxa básica de juros da economia, a Selic. Assim, acompanhar a variação da taxa Selic, que é revisada pelo Banco Central a cada 45 dias, acaba sendo fundamental para quem está procurando pelos investimentos de melhor rentabilidade, ou com a melhor relação entre risco e retorno.

Histórico da taxa CDI nos últimos anos.

Hoje, vivemos a menor taxa históricalevando os investidores a procurarem formas diferentes de investir para conseguirem alcançar maiores rentabilidades. Paralelo a isso, existem os investimentos alternativos ofertados pela plataforma da BRAAIM, que podem atingir rentabilidades bem superiores ao CDI, uma vez que estão associadas de forma direta a economia real da empresa investida.

Explicando melhor, a BRAAIM utiliza o método de captação de oferta pública com a modalidade crowndfunding, autorizado e regulado no Brasil por meio da Instrução CVM 588oferecendo aos seus investidores a oportunidade de serem sócios de empresas com grande potencial de crescimento e extraindo ainda sua rentabilidade já estabelecida no momento da compra da oferta.

O crowdfunding é a prática de financiar um projeto ou empreendimento levantando pequenas quantias de muitas pessoas, normalmente por meio da Internet. Na prática, é um modelo que propõe dirigir diversos investidores para o investimento produtivo em empresas jovens, etapa fundamental para o processo de crescimento e desenvolvimento desse segmento da economia.

Destarte, seguindo as regras impostas pela CVM 588, a modalidade inclui características marcantes de mercado financeiro, apesar de manter, no entanto, baixa correlação com a bolsa de valores e toda a sua volatilidade.

Portanto, BRAAIM oferece uma nova forma de investimento, com rentabilidade e ativos melhores para os investidores que acreditam ser possível investir de maneira mais segura e próspera para o seu futuro. Com diferentes classes de ativos, normalmente acessíveis apenas para investidores sofisticados ou com grandes fortunas, a plataforma da BRAAIM, autorizada pela CVM, procura oferecer os ativos mais rentáveis aos seus investidores.

Veja as últimas postagens

Invista de forma inteligente, utilize estratégias para aplicar bem seu dinheiro: compare os investimentos

compare investimentos

investimentos

É normal o investidor querer saber qual o melhor investimento do momento ou qual irá dobrar seu capital em curto tempo, porém, não é algo simples de responder, pois é necessário compreender os aspectos envolvidos quando decidiu investir, quais os objetivos e se está propenso a correr riscos ou não. Não existe o melhor investimento, […]

Leia mais

15 de abril de 2021

8 min de leitura

IR 2021: entenda como declarar Imposto de Renda sobre investimentos

declaração

imposto de renda

investimentos

ir

O mês de março começou com a obrigação do contribuinte prestar contas com a Receita Federal, que deve entregar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física a partir do dia 1º de março até 30 de abril, sendo importante fazer a declaração dentro do prazo, para evitar multas e juros. E quem […]

Leia mais

4 min de leitura

Indústria de Fundos de Investimentos: agente no desenvolvimento do mercado de capitais

O Brasil é um país em desenvolvimento e se destaca em relação aos outros países emergentes, de acordo com os dados da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores indústrias de fundos do mundo. O pioneiro em fundo de investimento no Brasil, foi o fundo fechado […]

Leia mais

19 de março de 2021

3 min de leitura