Invista de forma inteligente, utilize estratégias para aplicar bem seu dinheiro: compare os investimentos

15 de abril de 2021

8 min de leitura

É normal o investidor querer saber qual o melhor investimento do momento ou qual irá dobrar seu capital em curto tempo, porém, não é algo simples de responder, pois é necessário compreender os aspectos envolvidos quando decidiu investir, quais os objetivos e se está propenso a correr riscos ou não.

Não existe o melhor investimento, mas o que mais se adequado ao seu objetivo proposto. Se queres rentabilidade superior e ganhos acima da taxa de juros básica, então deverá abrir mão de segurança e liquidez imediata. Já se queres liquidez e segurança, deverá abrir mão de maior rentabilidade. Se está na dúvida qual investimento escolher, nossa sugestão é: faça comparativos entre as modalidades de investimentos.

· Por que comparar investimentos?

Ao reunir características de diversas modalidades de investimentos e compará-los, você saberá quais os ativos são mais atrativos para você, quais os riscos, os custos reais, os prazos de resgate, a rentabilidade e a volatilidade. Com essas informações, conseguirá mensurar prós e contras de cada investimento, algo super importante para tomar uma decisão com mais confiança.

· Como comparar investimentos?

O jeito mais coerente de comparar investimentos é escolhendo elementos semelhantes entre os ativos, ou seja, ativos que trabalhem da mesma maneira, com características comuns, dados que podem ser equiparados e comparados, assim teremos comparações mais realistas. Por exemplo, não se deve comparar títulos da renda fixa com títulos da renda variável, pois um gera taxa pré-determinada e a outro, a taxa pode sofrer oscilações.

· Algumas aplicações de Renda Fixa:

Renda fixa é uma aplicação que o investidor empresta dinheiro ao banco, a uma empresa ou ao Tesouro Nacional que devolvem o que foi emprestado acrescido com juros. O rendimento a ser auferido pelo investidor é determinado, há um conhecimento prévio do mesmo, se preservando o principal investido. É recomendada para quem busca previsibilidade na rentabilidade das aplicações, com taxas e prazos definidos já no ato da contratação.

Tesouro Direto: um programa do Tesouro Nacional, desenvolvido em parceria com a B3 (instituição responsável pela transação entre o investidor e o Tesouro Direto) que permite a compra de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet. Oferece diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia, Selic), prazos de vencimento e fluxos de remuneração. Nesta modalidade de investimento, paga-se imposto de renda sobre a rentabilidade e uma tarifa 0,30% de custodiantes.

CDB (Crédito de Depósito Bancário): título escritural privado, emitido por instituições financeiras (bancos e corretoras) com prazo e taxa definidos no momento da compra. Esse título pode ser negociado antes do vencimento, porém, haverá perda em parte da remuneração.

Os CDBs podem ter três tipos de rentabilidade: prefixados (sabe-se quanto renderá até o final da aplicação); pós-fixados (juros varia de acordo com um índice, geralmente Selic ou CDI) e híbridos (juro anual fixo mais variação do IPCA, que é a inflação).

LCI (Letra de Crédito Imobiliário): também é um instrumento de renda fixa, aqui o investidor empresta dinheiro ao banco que empresta ao setor imobiliário. Conta com isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas, isto é, não cobra impostos sobre a rentabilidade e são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), podendo ser remunerada por taxa pré ou pós-fixada. Por último, a condição rigorosa para esse ativo é o prazo, que não pode ser resgatada a qualquer momento, o prazo mínimo de vencimento dependerá conforme seu indicador, se for atualizado mensalmente por índice de preço, são 36 meses; se for atualizado anualmente, são 12 meses e se não utilizar índice de preço, o prazo é de 60 dias.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): é um título de crédito nominativo, de livre negociação, emitido por instituições financeiras públicas ou privadas (bancos) com o objetivo de obter recursos para financiar o setor agrícola. Também são isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas e coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

· Algumas aplicações de Renda variável:

O mercado de renda variável é composto por títulos e valores mobiliários, seu valor varia com o tempo em função das condições de oferta e demanda. Essa aplicação implica a inexistência de retorno determinado, trata-se de risco, não sendo possível estipular ou determinar o ganho, nem mesmo se realmente acontecerá. São operadas na Bolsa de Valores e tributadas pelo IR como ganhos líquidos.

Ações de empresas: são pequenas partes de grandes empresas disponíveis para compra. É um título patrimonial, concede aos titulares — os acionistas — todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações possuídas. A rentabilidade do investidor será oriunda da distribuição de dividendos e/ou outros direitos, juros sobre capital próprio, bonificação e potencial valorização das ações no mercado, este último tanto pode gerar ganhos como perdas de capital.

As ações podem ser: Ordinária (ON), que confere ao titular direito a voto nas Assembleias de acionistas e Preferencial (PN), o acionista não tem direito de voto, mas tem prioridade na distribuição de dividendos ou no reembolso de capital.

Fundos de investimento: modalidade coletiva de investimento que capta recursos financeiros de um conjunto de investidores, chamados de cotistas, em uma cesta de ativos, sendo baseado no sistema de condomínio. Sua regulamentação é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Ao escolher esse tipo de investimento, você irá colocar seu capital sob responsabilidade de um gestor do fundo que será o responsável pela realização das aplicações.

· Investimentos alternativos

Além desses modelos de aplicação acima, existe um outro modelo de negócio, os chamados investimentos alternativos. São uma classe de aplicações que fazem parte da economia real, quer dizer, são valores imobiliários que não estão acessíveis nos mercados tradicionais, como na Bolsa de Valores, corretoras e fundos de investimentos convencionais. É regulamentado pela instrução CVM (Comissão de Valores Mobiliários) 588.

· Vantagens de investimentos alternativos:

1) Alta rentabilidade, acima da média do mercado;

2) Aplicação segura;

3) Diversificação da carteira;

4) Proteção contra inflação;

5) Não tem correlação com o mercado financeiro;

6) São mais estáveis, sendo menos sensíveis a fatores externos, como política, pois não são ligados a ciclos econômicos;

7) Níveis de liquidez variam, sendo específicos para cada tipo de investimento.

· Tipos de investimento alternativos:

Existem dois tipos, o primeiro, são veículos que investem em ativos não tradicionais, como infraestrutura, imóveis e empresas de capital fechado. O segundo, envolvem estratégias de investimentos em ativos tradicionais, mas usando métodos não tradicionais, como venda a descoberto e empréstimos. Alguns exemplos são:

  • Equity crowdfunding;
  • Hedge funds;
  • Real assets.

Nós da BRAAIM, somos uma plataforma de Investimentos Alternativos, nossa função é desintermediar e desburocratizar o acesso ao mercado financeiro para investidores e empresas. Atuamos no agronegócio, saúde e bem-estar, imobiliário, energia, indústria, inovação, mineração, naval, óleo e gás.

Investimos na customização de experiência e produtos alinhados a cada estilo de nossos clientes, sendo nosso foco garantir o encontro entre investidores, empresas e projetos em ambiente de negociação inovador. Nossa rentabilidade depende do investimento, da oportunidade e do risco, mas é acima da média do mercado.

· Relação corretoras X desintermediação promovida pela BRAAIM nos alternativos:

Corretoras são instituições financeiras que fazem a intermediação para compra e venda de títulos nos mercados financeiro, cambial e capital, ou melhor, são pontes entre investidor e os mercados regulamentados de valores. Para realizar essa intermediação, cobram várias taxas, como taxa de custódia, taxa de corretagem, taxa de administração e tantas outras.

desintermediação promovida pela BRAAIM nos alternativos é justamente dar oportunidade aos nossos clientes de acessar o mercado financeiro e de capitais sem a utilização de instituições e agentes tradicionais de mercado, o que faz a rentabilidade do investidor ser acima da média do mercado. O investidor e empresário se encontram no nosso ambiente eletrônico sem nenhuma intermediação e sem taxa de administração, taxa de custódia, entre outras e esses valores que seriam pagos à corretora, são passados integralmente e diretamente ao investidor.

Braaim – Brazilian Alternative Investment Market

Somos uma #Fintech de #InvestimentosAlternativos autorizada pela #CVM.

BRAAIM – BRAZILIAN ALTERNATIVE INVESTMENT MARKET

Veja as últimas postagens

IR 2021: entenda como declarar Imposto de Renda sobre investimentos

declaração

imposto de renda

investimentos

ir

O mês de março começou com a obrigação do contribuinte prestar contas com a Receita Federal, que deve entregar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física a partir do dia 1º de março até 30 de abril, sendo importante fazer a declaração dentro do prazo, para evitar multas e juros. E quem […]

Leia mais

4 min de leitura

Indústria de Fundos de Investimentos: agente no desenvolvimento do mercado de capitais

O Brasil é um país em desenvolvimento e se destaca em relação aos outros países emergentes, de acordo com os dados da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores indústrias de fundos do mundo. O pioneiro em fundo de investimento no Brasil, foi o fundo fechado […]

Leia mais

19 de março de 2021

3 min de leitura

Desenvolvimento de Tecnologia Próprio X Tecnologia de Terceiros. O que Esperar?

fintech

Investimento

tecnologia

Amelhor forma de oferecer soluções mais assertivas é conhecendo seu cliente, e conforme estudos, cada dia mais, as pessoas estão buscando exclusividade, experiência e não apenas o serviço em si. As pessoas esperam ao procurarem uma empresa, um tratamento de qualidade, a solução dos problemas que as fizeram ir ao encontro dessa empresa e a […]

Leia mais

11 de março de 2021

4 min de leitura