Indústria de Fundos de Investimentos: agente no desenvolvimento do mercado de capitais

19 de março de 2021

3 min de leitura

O Brasil é um país em desenvolvimento e se destaca em relação aos outros países emergentes, de acordo com os dados da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores indústrias de fundos do mundo.

O pioneiro em fundo de investimento no Brasil, foi o fundo fechado Valéria Primeira, do grupo Deltec, iniciado em 1952. Em 1954, surgiu o Fundo Brasil e em 1957, criado por Nelson Rockefeller, o fundo Crescinco, ambos não existem mais, porém, outros foram surgindo. Desde então, a indústria de fundo de investimento no Brasil passou por vários ciclos econômicos, crises, períodos de bonança e por cenários não imagináveis, como o atual, em meio à pandemia mundial, onde fechou o ano de 2020 com captação líquida de R$ 156,3 bilhões. Um volume financeiro sob gestão chegara a 80% do PIB, segundo estimativa com base no último dado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O gráfico a seguir, conforme ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), mostra quais os investimentos que captaram maior volume de recursos, no ano de 2020, que foram os fundos multimercados e fundos de ações.

Segundo ANBIMA, referente às rentabilidades nos tipos de fundos ações em fevereiro de 2021:

Isto posto, podemos afirmar que os brasileiros, estimulados pela queda dos juros, apesar de na última reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), nesta quarta-feira (17), a meta para os juros básicos (Selic) ter subido em 0,75 ponto, aos 2,75% ao ano, primeira alta em 6 anos, estão migrando de ativos de renda fixa tradicionais, como CDB, LCI e LCA para ativos com maiores riscos, mas também, que dão maiores retornos para seus investimentos.

Diante dessa mudança de comportamento do investidor, demonstra tanto amadurecimento para ele como para o mercado financeiro brasileiro, este, por demandar a criação e desenvolvimento de investimentos que geram maiores rendimentos e aquele, assumindo ativos de maiores riscos, tendo maiores retornos e acesso fácil a produtos antes inimagináveis. E os órgãos que regulam a indústria, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), são cada vez importantes para o crescimento desse setor e disseminação de informação.

Para a ANBIMA, “o bom desempenho mostra a robustez do segmento e a confiança dos investidores, que percebem cada vez mais as vantagens da indústria”. Além dessas vantagens, tem a diversificação, acesso a diversos ativos, baixo tíquete para aplicação e gestão profissional.

Mesmo estando em um cenário atípico, ao olharmos para o futuro, temos as perspectivas para a indústria de fundos de investimentos brasileira como promissora, com solidez e em continuidade de crescimento, além de qualificada e com sólidos órgãos reguladores, mas ao mesmo tempo desafiadoras. Ao que indica, o cenário de juros baixos e estáveis é uma realidade que continuará por um bom tempo e o impulso para a continuidade para diversificação de carteira está dado para os próximos anos.

Além disso, conforme a FGV (Fundação Getúlio Vargas), existe a “estabilidade macroeconômica, com o importante pilar do equilíbrio fiscal, poderá viabilizar um crescimento econômico sustentável por alguns anos, gerando uma retomada do apetite do investidor global por ativos financeiros brasileiros”.

Veja as últimas postagens

Invista de forma inteligente, utilize estratégias para aplicar bem seu dinheiro: compare os investimentos

compare investimentos

investimentos

É normal o investidor querer saber qual o melhor investimento do momento ou qual irá dobrar seu capital em curto tempo, porém, não é algo simples de responder, pois é necessário compreender os aspectos envolvidos quando decidiu investir, quais os objetivos e se está propenso a correr riscos ou não. Não existe o melhor investimento, […]

Leia mais

15 de abril de 2021

8 min de leitura

IR 2021: entenda como declarar Imposto de Renda sobre investimentos

declaração

imposto de renda

investimentos

ir

O mês de março começou com a obrigação do contribuinte prestar contas com a Receita Federal, que deve entregar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física a partir do dia 1º de março até 30 de abril, sendo importante fazer a declaração dentro do prazo, para evitar multas e juros. E quem […]

Leia mais

4 min de leitura

Desenvolvimento de Tecnologia Próprio X Tecnologia de Terceiros. O que Esperar?

fintech

Investimento

tecnologia

Amelhor forma de oferecer soluções mais assertivas é conhecendo seu cliente, e conforme estudos, cada dia mais, as pessoas estão buscando exclusividade, experiência e não apenas o serviço em si. As pessoas esperam ao procurarem uma empresa, um tratamento de qualidade, a solução dos problemas que as fizeram ir ao encontro dessa empresa e a […]

Leia mais

11 de março de 2021

4 min de leitura