Eleições Americanas e Sua Influência no Mercado Acionário

4 de novembro de 2020

3 min de leitura

A apuração dos votos nos EUA está acirrada, com as pesquisas abertas em todos o país para os eleitores que não votaram antes ou pelo correio. Além de escolher entre o presidente Donald Trump e o candidato democrata Joe Biden, os americanos estão votando nas disputas para a Câmara e para o Senado dos EUA e nas eleições estaduais e locais.

Trump e Biden projetaram confiança na terça-feira, anunciando longas filas em algumas seções eleitorais como sinais de que estavam prontos para a vitória. Embora houvesse relatos de alta participação eleitoral em estados como Texas, Flórida e Arizona, não havia sinais de distúrbios que muitos temiam. Enquanto isso, Trump está prometendo uma luta legal sobre a contagem de votos que se arrasta após o fechamento das urnas.

Com tantas incertezas, Trump ainda oficializou, hoje pela manhã, 04/11/2020, a saída dos EUA do Acordo de Paris durante a apuração da corrida presidencial. Enquanto o candidato democrata prometeu que, se ganhar, as eleições, recolocará os EUA no pacto, assinado em 2015, com o intuito de combater a crise climática.

Pela volatilidade altíssima gerada em todo o mercado acionário, os investidores corriam para ajustar suas carteiras para um resultado difícil e demorado, após as expectativas pré-eleitorais de uma vitória clara do partido democrata tanto na disputa pelo controle da Casa Branca quanto do senado dos EUA se mostrarem distantes. Isso desestabilizou o mercado, que esperava um resultado claro.

De forma clara, quem quer que ganhe é possível prever um Congresso dividido, com implicações de amplo alcance para os mercados, principalmente, porque qualquer pacote de recuperação da pandemia ainda será difícil de aprovar.

O inconstante cenário pode apresentar oportunidades de ganho, assim como de muita perda. Nesse ponto, entra a importância da diversificação do seu portfólio para os investimentos alternativos. Sendo diversas as vantagens dos investimentos alternativos, o que o torna ímpar em relação ao mercado tradicional da bolsa de valores é a sua não correlação com ele. Desse modo, diante de uma situação de extrema volatilidade, como a vivida nesses dias, o investidor não irá sofrer diretamente a desvalorização das suas ações, como é o caso das ofertas públicas de ações pela plataforma da BRAAIM.

Isso proporciona uma liberdade e segurança maior para continuar investindo, mesmo em tempos de crise econômica e política. Além de mitigar riscos, independente dos diversos movimentos, ou melhor, da volatilidade dos mercados financeiros tradicionais.

Sem a interferência desses aspectos, os projetos da BRAAIM possuem performance mais eficiente e com sólidos retornos, possuindo uma taxa de rentabilidade superior ao gerado por investimentos tradicionais, uma vez estão atrelados em ativos reais.

Além da não correlação com o mercado tradicional, os investimentos alternativos trazem como vantagens a diversificação do portfólio, participação ativa na escolha do investimento, diversidade de setores e proteção contra a inflação.

Veja as últimas postagens

Invista de forma inteligente, utilize estratégias para aplicar bem seu dinheiro: compare os investimentos

compare investimentos

investimentos

É normal o investidor querer saber qual o melhor investimento do momento ou qual irá dobrar seu capital em curto tempo, porém, não é algo simples de responder, pois é necessário compreender os aspectos envolvidos quando decidiu investir, quais os objetivos e se está propenso a correr riscos ou não. Não existe o melhor investimento, […]

Leia mais

15 de abril de 2021

8 min de leitura

IR 2021: entenda como declarar Imposto de Renda sobre investimentos

declaração

imposto de renda

investimentos

ir

O mês de março começou com a obrigação do contribuinte prestar contas com a Receita Federal, que deve entregar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física a partir do dia 1º de março até 30 de abril, sendo importante fazer a declaração dentro do prazo, para evitar multas e juros. E quem […]

Leia mais

4 min de leitura

Indústria de Fundos de Investimentos: agente no desenvolvimento do mercado de capitais

O Brasil é um país em desenvolvimento e se destaca em relação aos outros países emergentes, de acordo com os dados da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores indústrias de fundos do mundo. O pioneiro em fundo de investimento no Brasil, foi o fundo fechado […]

Leia mais

19 de março de 2021

3 min de leitura