Desintermediação por meio do Blockchain

20 de novembro de 2020

4 min de leitura

Blockchain tem capacidade de reestruturar a maneira como as informações são trocadas e como os negócios são produzidos. O nível de automação operacional que é possível gerar com essa ferramenta traz uma grande vantagem diante dos tradicionais processos.

Ele oferece aos provedores de serviços um meio de colaborar e obter uma parcela maior do valor para si mesmos. O protocolo de confiança da tecnologia permite que associações autônomas sejam formadas pelas mesmas pessoas que estão criando valor. A confiança das operações não é estabelecida por terceiros, mas por meio de um consenso criptografado ativado pela codificação inteligente.

Para as pessoas que preferem não expor seus ativos à mercado, esta é uma atração clara. O Ledger Distribuído, em termos simples, é um banco de dados digital que registra a transação de ativos, onde cada transação e seus detalhes são armazenados em vários lugares simultaneamente. Logo, ele é capaz de gerar o histórico de uma transação, uma propriedade, um ativo ou um título, enquanto desenvolve um identificador digital seguro para uma transação proposta e oferece a capacidade de transferir fundos de novas maneiras.

Na imagem acima há a demonstração dos tipos de rede centralizada, descentralizada e distribuído.

Breve explicação da tecnologia Blockchain

Segundo a IBM, o Blockchain é um “livro-razão” compartilhado e imutável para a gravação de transações, o rastreamento de ativos e a construção da confiança. Em linhas gerais, os principais elementos do Blockchain são:

  1. Tecnologia do livro-razão distribuído:
    Todos os participantes da rede têm acesso ao livro-razão distribuído e ao seu registro imutável de transações. Com esse livro-razão compartilhado, as transações são registradas somente uma vez, eliminando os maiores esforços típicos das redes de negócios tradicionais.
  2. Registros imutáveis:
    Nenhum participante pode mudar ou corromper uma transação depois dela ser registrada. Se um registro de transação incluir um erro, uma nova transação deverá ser incluída para reverter esse erro e ambas as transações serão visíveis.
  3. Contratos inteligentes:
    Para acelerar as transações, um conjunto de regras, chamado de Smart Contracts, é armazenado no Blockchain e executado automaticamente.

Transações

O protocolo de segurança do Blockchain utiliza uma ferramenta matemática para verificar qualquer mudança em todo link entre transações, em todo bloco no qual as transações vinculadas são agrupadas e em todos os elos entre os blocos da cadeia. Ele atua sempre que houver uma atualização, de maneira análoga a seguir o histórico de propriedade de uma cédula.

As transações são feitas e protegidas com pares de ‘chaves’, que são cadeias de caracteres e números exclusivos para um novo endereço (ou conta). A chave pública pode ser usada por qualquer pessoa para visualizar o endereço; a chave privada é conhecida apenas pelo usuário e permite o acesso ao endereço. As chaves funcionam apenas em conjunto para criptografar e descriptografar um hash, que é uma representação matemática de comprimento fixo do conteúdo de um arquivo.

O hash garante que um arquivo não foi invadido ou alterado quando enviado pela rede pública para o endereço da contraparte. O remetente criptografa o hash do arquivo com sua chave privada para criar uma forma de assinatura digital e transmitir o arquivo, a assinatura e a chave pública correspondente. O destinatário descriptografa a assinatura com a chave pública para confirmar com o hash a integridade do conteúdo do arquivo.

Transação em operações Blockchain. Fonte: LeewayHertz

Vantagens

A qualidade dos dados é um dos principais benefícios do Blockchain. O escopo internacional do Blockchain torna padrões internacionais de intercâmbio de dados ainda mais importantes devido à diversidade de ativos e as geografias envolvidas, e é claro que os padrões de troca de dados, como os mantidos pelo OSCRE, desempenham um papel significativo na criação de consistência, confiança e um terreno comum para transações de Blockchain. O OSCRE Industry Data Model (IDM) é um modelo de dados consolidado de acesso aberto que abrange muitos aspectos do gerenciamento do ciclo de vida dos ativos imobiliários.

Portanto, desintermediação, prevenção de fraudes, aumento do uso de moeda digital e contratos inteligentes são alguns dos principais impactos do Blockchain para o mercado. Operações mais transparentes, rápidas e com custos mais baixos são benefícios potenciais.

Veja as últimas postagens

Invista de forma inteligente, utilize estratégias para aplicar bem seu dinheiro: compare os investimentos

compare investimentos

investimentos

É normal o investidor querer saber qual o melhor investimento do momento ou qual irá dobrar seu capital em curto tempo, porém, não é algo simples de responder, pois é necessário compreender os aspectos envolvidos quando decidiu investir, quais os objetivos e se está propenso a correr riscos ou não. Não existe o melhor investimento, […]

Leia mais

15 de abril de 2021

8 min de leitura

IR 2021: entenda como declarar Imposto de Renda sobre investimentos

declaração

imposto de renda

investimentos

ir

O mês de março começou com a obrigação do contribuinte prestar contas com a Receita Federal, que deve entregar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física a partir do dia 1º de março até 30 de abril, sendo importante fazer a declaração dentro do prazo, para evitar multas e juros. E quem […]

Leia mais

4 min de leitura

Indústria de Fundos de Investimentos: agente no desenvolvimento do mercado de capitais

O Brasil é um país em desenvolvimento e se destaca em relação aos outros países emergentes, de acordo com os dados da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores indústrias de fundos do mundo. O pioneiro em fundo de investimento no Brasil, foi o fundo fechado […]

Leia mais

19 de março de 2021

3 min de leitura