Oportunidades e Expansão do Varejo Brasileiro

17 de novembro de 2020

5 min de leitura

O setor de varejo vem assumindo uma importância cada vez maiorno mercado brasileiro. Nos últimos anos, o varejo brasileiro vem atravessando um processo de transformação intensa. Com um acelerado ritmo de consolidação do setor, o número de empresas varejistas que aparece na relação das maiores empresas do Brasil vem sendo cada vez mais presente no cenário econômico. Além de gerador do maior número de empregos formais no país, o setor exibe, especialmente nos anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.

“Segundo Parente (2000), o varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços que atende a uma necessidade pessoal do consumidor final. Ou seja, o varejista é qualquer instituição cuja atividade principal consiste na venda de produtos e serviços para o consumidor final.”

Crescimento do Setor

Em consequência de suas fortes características, o varejo foi um dos setores que melhor aproveitou o crescimento da economia brasileira, hoje, a combinação: juros baixos históricos e crédito fácil propicia o aumento das vendas do setor.

Pelos dados oficiais do IBGE, o Consumo das Famílias em 2019 foi de R$ 4,75 trilhões, com crescimento de 1,8% sobre o ano anterior. O Consumo das Famílias é a principal referência do volume que o varejo como um todo movimenta no País. O Consumo das Famílias tem um impacto de 65% no PIB de R$ 7,3 trilhões, tendo como base os números do ano de 2019. Segundo o IBGE, o crescimento pode ser explicado pela queda da inflação, pela melhora de indicadores como emprego e renda e pelo aumento do crédito.

A economia brasileira vem se recuperando nos últimos anos. Evolução do PIB. Fonte: Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Consequências do Covid-19

Apesar disso, o setor vem se recuperando dos efeitos da crise econômica vivida pelo país, que reduziu as vendas na maioria dos segmentos. Diante da rápida disseminação do vírus Covid-19 e, por consequência, a imposição da quarentena, uma profunda transformação se intensificou no setor de varejo. Empresas que antes viam a digitalização e o e-commerce de forma optativa, mesmo já sofrendo desvantagens das que possuíam essa nova forma de trabalhar já implementada, precisaram adotar essa opção diante da situação vivida.

“Já o impacto positivo, e que vai ser percebido depois, é a aceleração da digitalização. Temos falado que é uma transformação digital que levaria 5 anos e acontecerá em 5 meses. Por necessidade, as empresas estão mudando muito mais rápido do que mudariam normalmente. Isso é positivo. Há também um impacto positivo a curto prazo para alguns varejos essenciais, que em março venderam um pouco mais do que o esperado...” afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Em síntese, o volume de vendas no varejo, em setembro de 2020, segue trajetória ascendente registrada desde maio de 2020, após o momento de maior queda devido aos efeitos do isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Embora os indicadores da margem registrem o quinto mês consecutivo de variações positivas, estas têm apresentado menor magnitude ao longo dos meses. Com isso, o patamar do comércio varejista, que já havia atingido seu nível recorde no mês de agosto, continua em crescimento.

Patamar Recorde do Indicador do comércio varejista (Índice de Base Fixa). Fonte: IBGE, Diretoria de pesquisas, Coordenação de Indústria.

Expansão e digitalização

Empresas que estejam estruturadas para aproveitar os espaços deixados por quem não teve fôlego para passar por este momento difícil irão crescer mais rápido. As empresas que aproveitaram este momento para intensificar a transformação digital de seus negócios e mudaram suas culturas para se tornarem mais ágeis e flexíveis terão um desempenho ainda melhor. Cada vez mais, é preciso estar estruturado, com uma gestão profissionalizada, bom planejamento e execução impecável. É preciso investir em eficiência e produtividade para alcançar resultados superiores.

Com o intuito de oferecer as melhores oportunidades de investimento, BRAAIM irá lançar em dezembro uma oferta pública para a captação de investimentos por meio de equity crowdfunding para a empresa Capim Limão, que por sua vez é uma empresa varejista de cama mesa e banho, muito similar a Mmartan, pelos seus produtos premiums.

O setor varejista é um segmento que emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e que impacta dois terços do PIB do País. Aliado a isso, as mudanças de comportamento do consumidor, com o aumento da digitalização das compras, e a transformação digital das empresas, apontam para uma expansão ainda mais acelerada do e-commerce ao longo do ano. Portanto, este tende a ser um momento propício para investir nessa área e aproveitar o processo crescimento e recuperação econômica.

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