Energia e os seus fatores para o desenvolvimento produtivo do País

18 de dezembro de 2020

4 min de leitura

Um dos principais pontos de sustentabilidade econômica de um país é a sua capacidade de prover logística e energia para o seu desenvolvimento produtivo, com segurança e em condições competitivas e ambientalmente sustentáveis.

Enquanto a isso o Brasil é citado como referência internacional na produção de petróleo em águas profundas, na produção de etanol, no seu parque de geração hidrelétrico, no exponencial aproveitamento da energia eólica, no seu extenso e integrado sistema de transmissão de energia elétrica e, especialmente, na renovabilidade de sua matriz tanto energética quanto de produção de energia elétrica.

Segmentação do setor elétrico

Com isso, o setor elétrico no Brasil é dividido em: geração, transmissão, distribuição e comercialização. De uma forma simplista, as geradoras produzem a energia, as transmissoras a transportam do ponto de geração até subestações nos grandes centros consumidores, de onde as distribuidoras a levam até a casa dos cidadãos e as empresas.

Esquemático ilustrativo das divisões do setor hidrelétrico brasileiro. Fonte: A Geradora.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)no Brasil, a principal fonte de geração de energia do País é a hidrelétrica (água corrente dos rios), que corresponde a 62% da capacidade instalada em operação no País. Em consequência, as termelétricas (gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis, biomassa e nuclear) com 28%. O restante é proveniente de usinas eólicas (energia dos ventos) e importação da energia de outros países, quando necessário.

Fatores produtivos do Brasil

Assim como as premissas relativas à eficiência energética e à autoprodução, outras como as alusões demográficas, macroeconômicas e setoriais, têm papel fundamental na determinação da dinâmica do consumo de energia, com repercussão direta no comportamento de vários indicadores.

O consumo de energia no setor residencial, por exemplo, depende de variáveis demográficas (como população, número de domicílios e número de habitantes por domicílio) assim como da expansão da renda e do PIB. Essas mesmas variáveis influenciam, também, outros setores de consumo, como o de comércio e serviços.

Já o setor industrial mantém relação não só com a economia nacional, mas também com a economia mundial, em razão principalmente de vários os segmentos voltados à exportação. Em adição, é na indústria que a autoprodução de energia ganha maior relevância. A autoprodução de eletricidade desloca parcela do consumo final de energia e, dessa forma, alivia a demanda de investimento na expansão do parque de geração e da rede de transmissão do setor elétrico.

Desenvolvimento produtivo

Buscando oferecer sempre os melhores investimentos, a BRAAIM junto a empresas sólidas e consolidadas no mercado, por meio da plataforma eletrônica da BRAAIM buscam capital para sua expansão e desenvolvimento de novos projetos, com o intuito de agregar cada vez mais valor as empresas e ao País.

Vale lembrar que nossas emissões são feitas por meio de ofertas públicas, com dispensa de registro e distribuídas pela plataforma da BRAAIM para a captação de investimentos para as incorporações. Essa associação gera um grande insight tanto para o investidor que ao adquirir o título consegue rentabilizar diariamente seu investimento, quanto para a empresa emissora que adquire capital para investir na sua operação.

Veja as últimas postagens

Invista de forma inteligente, utilize estratégias para aplicar bem seu dinheiro: compare os investimentos

compare investimentos

investimentos

É normal o investidor querer saber qual o melhor investimento do momento ou qual irá dobrar seu capital em curto tempo, porém, não é algo simples de responder, pois é necessário compreender os aspectos envolvidos quando decidiu investir, quais os objetivos e se está propenso a correr riscos ou não. Não existe o melhor investimento, […]

Leia mais

15 de abril de 2021

8 min de leitura

IR 2021: entenda como declarar Imposto de Renda sobre investimentos

declaração

imposto de renda

investimentos

ir

O mês de março começou com a obrigação do contribuinte prestar contas com a Receita Federal, que deve entregar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física a partir do dia 1º de março até 30 de abril, sendo importante fazer a declaração dentro do prazo, para evitar multas e juros. E quem […]

Leia mais

4 min de leitura

Indústria de Fundos de Investimentos: agente no desenvolvimento do mercado de capitais

O Brasil é um país em desenvolvimento e se destaca em relação aos outros países emergentes, de acordo com os dados da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores indústrias de fundos do mundo. O pioneiro em fundo de investimento no Brasil, foi o fundo fechado […]

Leia mais

19 de março de 2021

3 min de leitura